sexta-feira, 9 de maio de 2014

SOMOS TODOS MACACOS: VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA OU DO PARENTESCO COM O PRIMATA?

Por Rodrigo Fernandes de Oliveira - do NEAB Viçosa
Não sou o dono da verdade, mas ‪#‎somostodosmacacos‬ me parece mais hipocrisia do que solidariedade!
Em hipótese alguma quero negar o racismo expressado pelo torcedor, mas será que o apoio à campanha condiz com o cotidiano? 

Eu lhe pergunto? Somos todos (as) iguais em relação a que? Depende a que se refere. Enquanto parentes dos primatas, sim; Somos todos iguais. Isso a ciência já provou. 
Então porque jogaram a banana logo na direção do jogador Daniel Alves? Simplesmente pelo fato dele ser negro.
No quesito tratamento, entre outros, NÃO SOMOS TODOS (AS) IGUAIS! Não estamos em "pé de igualdade". Se fossemos, ele não teria sido tratado dessa forma. Infelizmente, não é o primeiro e nem será o último caso de racismo no futebol.
Não quero com esse texto incentivar as pessoas a se negarem enquanto macacos. Pelo contrário, todos e todas têm esse direito. Entretanto, considerando a cena vivenciada pelo jogador Daniel Alves, digo que a banana jogada em sua direção se refere muito mais a “negritude” do que simplesmente ao "ser humano enquanto parente do macaco".
Como diz Mano Brown: Ei bacana, quem te fez tão bom assim? Nóis é isso e aquilo. Você não dizia? Agora seu filho quer ser preto(a). Ahhh, que ironia! Sinta o Negro Drama, e tente ser feliz!
Com todo o respeito, mas aqui quem escreve é um sobrevivente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário