Eventos realizados pelo NEAB

I CALOURADA DO NEAB VIÇOSA/UFV
Data: 13 a 16 de maio de 2013

Calourada NEAB foi o 3º evento promovido pelo Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (NEAB) de Viçosa-MG, que tem por objetivo consolidar os espaços de discussão sobre relações etnoraciais e propostas para ampliar as oportunidades de conhecimento de seus membros, universidade e comunidade, inclusive no que diz respeito às ações afirmativas. Esse evento teve por objetivo colocar em pauta, na semana de recepção dos calouros, a espacialização do(a) negro(a) na sociedade, tornando-se importante para estimular a desconstrução de preconceitos em discursos estereotipados, em relação à aplicação de ações afirmativas.

Apresentação por Rute Santos - NEAB VIÇOSA/UFV


Mesa de abertura com a professora  coordenadora do NEAB Jaqueline Cardoso( direita)






Marquinhos Cardoso

 Ângela


Arnaldo - MNU de Viçosa









______________________________________________

I SEMINÁRIO DE ESTUDOS DO NEAB VIÇOSA/UFV
Negras e negros no Brasil Contemporâneo: discutindo ações afirmativas
Data: 30 de novembro e 1 de dezembro de 2012 

 Nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro de 2012, foi realizado na Universidae Federal de Viçosa( Campus Viçosa) o I Seminário de Estudos do NEAB Viçosa/UFV, com o tema -  "Negras e Negros no Brasil Contemporâneo: Discutindo Ações Afirmativas"

A abertura do evento ocorreu no Auditório do PVB e foi conduzida por Francy Silva, integrante do NEAB e mestranda em Literatura Feminina Africana pelo departamento de Letras da UFV. A mesa foi composta por ( da direita para a esquerda): Vanda (ASAV/UFV), Terezinha ( UNEGRO/Viçosa), Francy ( NEAB) Viviane( Pró-reitoria de Assuntos Comunitários) Leci ( Pró-reitoria de Ensino), Carol ( Coordenadora do DCE).






MESA-REDONDA: DIÁLOGO ENTRE RAÇA E CLASSE NO CONTEXTO DAS AÇÕES AFIRMATIVAS
   Durante a  mesa, foram discutidos a importância do diaólogo entre o Movimento Negro e outros movimentos sociais para reivinidicarem e terem seus direitos atendidos. 
   Foi explicado o conceito de raça, classe cor. Foi abordado também o conceito, quais objetivos e quais as modalidades de ações afirmativas existentes, sendo que foram desfeitos alguns mitos sobre o assunto, através da explanação sobre as questões de miscigenação, mérito, pobreza e da isonomia.
   Falou-se que hoje em dia, a sociedade e o próprio negro, começaram a reconhecer que muitos cargos não são ocupados por negros, devido a falta de acesso e a falta de oportunidade e não por falta de interesse. Destacou-se que raça, não é apenas uma questão de cor, é questão de identidade e de política também. Foi abordado que a maioria das pessoas que são contra as cotas. são muito simplistas e por isso é necessário um debate mais aprofundado.


MINI-CURSO 1: LITERATURA FEMININA AFROBRASILEIRA

   Em seu mini-curso, Francy Silva, citou o fato da Literatura Mundial e no Brasil  tergênero e raça, que é branca e masculinacausando assim uma desvalorização deautores negras(os) e mulheres, memso que haja obras de qualidade, gerando assim uma invizibilização deste grupo de escritores.
   Deu ênfase para as  principais escritoras negras da atualidade e suas obras, destacando sempre que esta  literatura é uma forma de resistência, já que muitos abordam a temática do preconceito e valorização do negro.   


MINI-CURSO 2: CORPO, MEMÓRIA E RESISTÊNCIA

   Jaqueline Cardoso, abordou algumas características especificas do corpo negro e do seu jeito de se movimentar e que muitas vezes são desvalorizados pela sociedade que foi moldada ao estilo europeu.
   Os participantes do mini-curso, foram divididos em grupos e foi pedido para quecompletassem uma árvore (desde sua raiz até a copa) com desenhos ou palvaras, momentos em suas vidas que o ajudaram a reconhecer como negros, através de experiências, como marcas corporais (cabelo, nariz, boca e cor de pele) ou por algocom o qual se identificassem ( ex: samba, dança, esporte e etc.).  
______________________________________________

Palestra sobre a Cosmovisão Africana na lei 10.639/2003
Por uma educação afrocentrada
Data: 10 de março de 2012
Com a Profa Dra. Íris Amâncio (UFF/UFMG)
















Nenhum comentário:

Postar um comentário