III ENUNE - 2011


Pré-ENUNE
O desejo de ir ao III ENUNE (Encontro de Negros, Negras e Cotistas da UNE) em Salvador, em que o tema era: “O Brasil após expansão das políticas de ações afirmativas” , foi o fator comum que reuniu estudantes de diferentes cursos da UFV que em sua maioria não se conheciam e que posteriormente culminou na formação do NEAB UFV.
Antes da realização do ENUNE, alguns dos alunos interessados em ir no encontro, realizaram o Pré-ENUNE, evento que consistiu em uma mesa-redonda com, especialista, alunos e professores e uma apresentação de dança com a temática da escravidão e libertação, dentro do campus da UFV, com o objetivo de discutir a temática do negro em Viçosa e divulgar a realização do evento que aconteceria em Salvador entre os dias 20 a 22 de maio de 2011.

 Pré-Enune em Viçosa ( abril de 2011)

__________________________________________________________________________________

III ENUNE

Com o apoio do DCE (Diretório Central dos Estudantes) e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, o grupo de alunos foi de Viçosa a Belo Horizonte de ônibus e de lá embaracaram para um voo diretamente para Salvador.
Chegando na terra de belas paisagens, das baianas, acarajé, clima quente e pessoas calorosas

Membros do NEAB UFV ao lado  do elevador Lacerda


Na estátua de Zumbi do Palmares
, foram diretamente para a UFBA se instalarem nos alojamentos para descansar da viagem, porém nem tudo parecia ser tão bom quanto se esperava e logo na portaria da Universidade (UFBA), percebeu-se, que o evento tinha sido pouco divulgado no próprio local de realização e havia pouquissima, para não se falar em nenhuma informação sobre o ENUNE.


Após alguns desencontros de informações, finalmente, os estudantes, provenientes da Universidade Federal de Viçosa chegaram ao alojamento e depois de mais alguns problemas, puderam descansar, para o próximo dia quando seriam iniciadas as atividades.
 Ao todo foram três dias de evento, onde foram realizadas palestras, debates, apresentação orais de trabalhos cientificos, mostras de fotos, venda de livros, intervenções de dança e festa para socialização entre participantes. Não considerando o momento em que alguns políticos (vereadores, deputados dentre outras autoridades) usaram o evento como forma visivel para se promoverem, todas palestras foram de excelente nível, podendo assim abastecer de informações aqueles que lá estavam. Porém, devido a falta de organização, todas palestras começaram com atraso e não permitiram um aprofundamento do debate, o que poderia ter enriquecido muito mais o evento.
Profa. Dra. Íris Amâncio no III ENUNE em Salvador-BA

Foi visível que todos alunos de Viçosa, assim como todos os presentes, que vieram das mais distantes localidades, AFRONTA (RS), UFSCAR (SP), UFMT, Faculdade Zumbi dos Palmares (SP), UNB( Brasília), a própria UFBA dentre outras, ficaram decepcionados com a desorganização do ENUNE que atrapalhou significamente o evento, principalmente por este ser um dos raros momentos em que se pode debater a temática do negro com pessoas conhecedoras da causa, sendo assim um ambiente muito profícuo para o surgimentos de novas ideias, parcerias etc.

 Auditório do III ENUNE durante palestra


 Membros do NEAB durante uma das palestras do III ENUNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário