domingo, 28 de outubro de 2012

Estudante cotista da UFBArecebe prêmio da universidade

   Anunciada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) como “uma dos muitos estudantes cotistas responsáveis pelo sucesso da política de Ações Afirmativas implantadas pela universidade há aproximadamente 10 anos”, a aluna Emily Karle dos Santos Conceição será contemplada nesta quinta-feira (18 de outubro), com o Prêmio Inventor: Ufba Homenageia seus Inventores”.

   Em sua 4ª Edição, o prêmio, que ocorre às 19h30, no Salão Nobre do Palácio da Reitoria, faz a homenagem à estudante pelo depósito da patente intitulada "Uso da Amêndoa de Bombacopis retusa, como potencial matéria-prima para fins alimentícios, cosmético, farmacêutico e de obtenção de biodiesel, realizado em 2011.

   Segundo informações da Ufba, Emily Karle é formanda da primeira turma de Farmacêuticos Generalistas. Técnica em Processos Industriais com Ênfase em Química, Emily Karle concluirá seu curso na universidade em abril de 2013 e atualmente realiza estágio recebendo bolsa do programa Permanecer, no Instituto de Saúde Coletiva (ISC), integrante do projeto de pesquisa em Análise Situacional da Vigilância Sanitária nas Farmácias e Drogarias do Distrito Sanitário da Liberdade em Salvador e do Projeto de Extensão Projeto Integração SUS-Liberdade - Componente de Vigilância Sanitária.

   No período de 2008 a 2011 ela cumpriu o programa de Iniciação Científica no Laboratório de Pescado e Cromatografia Aplicada (Lapesca), na Faculdade de Farmácia, e entre 2011 e 2012 foi integrante do Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde da Família), projeto previsto no Programa Mais Saúde - Direito de Todos, do Mistério da Saúde.
   Em 2009 a estudante integrou a equipe vencedora da Etapa Nordeste do Prêmio Técnico Empreendedor, promovido pelo Sebrae, com o projeto Produção de Biofilme a partir da glicerina oriunda da produção de biodiesel".

   Premiação - A Ufba, através da Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação (PROPCI), realiza nesta quinta-feira (18 de outubro) a quarta edição do Prêmio Inventor, homenageando 61 inventores com patentes protocoladas no INPI e oito inventores com patentes internacionais PCT. Deles, 59 têm vínculos com a UFBA, sendo 31 professores, três pós-doutorandos, oito doutorandos, nove mestrandos, seis DTI e 11 graduandos.


Fonte: Por Correio Nagô
Site Correio Nagô - http://revista.correionago.com.br/index.php/educacao/acoes-afirmativas/item/8591-estudante-cotista-da-ufba-recebe-pr%C3%AAmio-da-universidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário