sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Projeto PIBEX - Oficina sobre JUVENTUDE NEGRA na Escola E.P. Sesbastião Lopes de Carvalho, no bairro do Bom Jesus, Viçosa - MG

 
   Na última terça-feira, dia 6 de novembro, teve continuidade o projeto do PIBEX do NEAB entitulado: Por uma educação Afrocentrada, Cosmovisão africana na Lei 10.639/2003, com a realização da 3a oficina, entitulada JUVENTUDE NEGRA.
 
  A oficina  teve como objetivo principal  evidenciar os principais problemas que afetam a juventude negra e desfazer os esterótipos negativos a ela associado, ressaltando-se a importante função que o professor pode desempenhar nessa reconstrução, na sala de aula e junto a sociedade.
 
Da esquerda para direita: Rafael, Francy e Rute, membros do NEAB que coordenaram a oficina
 
 
   As professores foram divididos em dois grupos e foi pedido para que elas escrevessem em duas cartolinas, palavras que elas associavam a Juventude Negra.
 

 
 
 

Professoras que participaram da oficina
 
   Em um segundo momento, foram exibidas duas sequências com imagens constratantes sobre a juventude negra e juventude branca, de acordo com os principais estereótipos, consciente e incosciente, atribuidas a cada uma. Ainda foram apresentados alguns dados estatístcos para confirmar  a  diferença dessa realidade.
 
 
 

 
 
    Após as atividades descritas acima, foi executada a música " Carta a mãe África" do rapper de Brasília GOG, para ajudar a exemplificar o que foi apresentado na oficina, logo em seguida, foi pedido para que asas professoras escrevessem novamenete, só que dessa vez em um único cartaz, palavras sobre a juventude negra, após a reflexão que a oficina propiciou.
 
 Professores da Escola E. P. Sebastião Lopes de Carvalho e membros do NEAB que participaram da oficina
 
 
Curta o vídeo da música " Carta a mãe África" do rapper GOG 

Nenhum comentário:

Postar um comentário