terça-feira, 8 de maio de 2012

IBGE - Características Étnico-Raciais da População

Estudo das categorias de classificação de cor ou raça 2008 

Nesse estudo são apresentados os resultados da Pesquisa das Características Étnico-raciais da População - PCERP, realizada, pela primeira vez, em 2008, com o propósito de compreender melhor o atual sistema de classificação da cor ou raça nas pesquisas domiciliares realizadas pelo IBGE e contribuir para seu aprimoramento.  

Parte da Introdução do Estudo:
" No sistema de classificação por cor ou raça da população utilizado atualmente pelo IBGE nas suas pesquisas domiciliares, constam cinco categorias: branca, preta, amarela, parda e indígena. Ainda que, por vezes, alvo de críticas, estas categorias também têm exercido um papel legitimador das representações sobre os diferentes grupos étnico-raciais que convivem no País. Neste sentido, diferentes levantamentospopulacionais do Instituto, como a Pesquisa Nacional por Amostra de  Domicílios - PNAD, a Pesquisa Mensal de Emprego - PME e os Censos Demográficos, vêm contribuindo significativamente para   o dimensionamento da questão étnico-racial na população brasileira. Ademais, a publicação Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população1, com 12 volumes anuais já divulgados, coloca a distinção por cor ou raça da população como uma variávelchave para a análise das estatísticas da população.

O atual debate no Brasil sobre as políticas de ação afirmativa e de promoção da igualdade no acesso das populações negra e indígena às universidades e aos concursos públicos tornou premente, no contexto institucional, a necessidade de aprofundar a reflexão sobre o sistema de classificação de cor ou raça utilizado nas pesquisas domiciliares do IBGE. Os compromissos assumidos pelo Brasil na III Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata, realizada em Durban, na África do Sul, em 2001, quando foi adotada a “Declaração e o Programa de Ação de Durban”, que trata especificamente das políticas e práticas de coleta e desagregação de dados, pesquisas e estudos nesta área, reforçaram essa necessidade. "

Os resultados ora divulgados contemplam aspectos da identificação de origens étnica e geográfica da população e da percepção da influência da cor ou raça em alguns espaços da vida social, contribuindo, assim, para o estudo deste fenômeno. Espera-se, ainda, que tais estatísticas tragam subsídios para novos estudos, tanto no âmbito do IBGE como de especialistas de outras instituições, de modo a aprofundar a compreensão das categorias étnico-raciais até então utilizadas nas pesquisas domiciliares.



Acesse o material completo em: 

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/caracteristicas_raciais/PCERP2008.pdf 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário